Árbitros goianos se unem para organizar torneio de futebol amador

  • -

Árbitros goianos se unem para organizar torneio de futebol amador

Categoria : Notícias Principais

O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego), entidade que representa a categoria, organizará o 1º Campeonato Goiano de Futebol Amador, a partir de novembro, com o término previsto para fevereiro de 2019, antes do carnaval. A iniciativa tem o objetivo de preencher o calendário da maioria dos associados que no final de temporada têm uma agenda com poucos jogos devido a entrada nas fases finais dos campeonatos brasileiros, estaduais, categorias de base e amadores.

A novidade surgiu após a volta do Safego, ao futebol amador e a reclamação dos árbitros com a quebra do ritmo de atuações, justamente no período em que será realizado o novo Goianão. “Houve uma retomada aos campeonatos amadores promovidos por ligas em várias regiões do estado e com isso sentimos a necessidade de criar um torneio que integrasse os melhores times. Não é uma ideia nova, mas há muito tempo não víamos algo deste porte”, destaca Luciano Joka, presidente do Sindicato.

O Estadual de equipes amadoras tem previsão de início após o feriado de proclamação da República, e terá rodadas aos finais de semana. A primeira fase deve se estender a véspera do Natal. Após um pequeno recesso que compreenderá as festividades de ano novo, o campeonato volta com tudo, logo no dia 05 de janeiro, onde começam as fases eliminatórias, conhecidas como mata-mata, até que se conheça o campeão, no dia 17 de fevereiro, em partida única no Estádio Olímpico em Goiânia.

A construção da tabela é de forma simples, grupos com quatro, cinco ou seis times, que podem se enfrentar dentro ou até mesmo contra outro grupo. Tudo será definido de acordo com o número de participantes que pode ir de 16 ao máximo de 64 times. A definição sairá no próximo dia 10 de novembro, um sábado a tarde, no auditório Costa Lima, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Podem participar qualquer equipe de futebol amadora em Goiás que atenda os requisitos de apresentar o mínimo de 20 atletas, acima disso, haverá uma taxa por jogador, com o limite de até 30 por time. Fica liberada a inscrição de jogadores de qualquer cidade, não há necessidade de residir na sede da equipe. O valor de participação na primeira fase foi definido em R$3000, considerado baixo, devido a dar o direito de disputar de quatro a seis partidas, com arbitragem de qualidade oferecida pelo Safego, já com taxa de administração e custos de deslocamento dos árbitros.

Após a fase de classificação o custo dos times será de R$600 por fase, até chegar a grande final, onde não haverá custos e ainda o campeão poderá receber uma premiação que irá variar de 15 a 60 mil reais, de acordo com o número de times, dividida em 60% para o campeão e 40% ao vice. E claro, não pode faltar medalhas e troféus, distribuídos ao primeiro e segundo colocado e o mais esperado pelos árbitros, concedido ao time menos indisciplinado a partir das quartas de final da competição, troféu fair-play.

Com objetivo de facilitar a organização e divulgação do campeonato, o Safego criou uma Comissão Organizadora, composta por árbitros associados, divididos em várias funções como gestão operacional, documentação, coordenação técnica, financeira, relacionamento com os times e divulgação. Independente da Comissão, será nomeada uma Junta de Justiça Disciplinar, que irá julgar fatos ocorridos nas partidas do campeonato. O presidente é Denilson Oliveira, associado ao Safego, numa Comissão que reúne outros 16 membros.

“Há poucos dias começamos os trabalhos e vimos o interesse de muitos times. Será uma experiência boa, de valorização do esporte, dos árbitros e que movimentará todas as cidades goianas, num período antes ocioso no calendário esportivo do futebol no estado”, ressalta Denilson Oliveira.

O Safego buscará o apoio da Federação Goiana de Futebol (FGF), de empresas patrocinadoras, parceiras e apoios para viabilizar os jogos e divulgar o esporte amador em Goiás.

Assunto: Campeonato Estadual de Futebol Amador promovido pelo Safego

Data do Conselho Técnico: 10 de novembro (Sábado)

Horário: 14 às 18 Horas

Local: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), alameda dos Buritis, Setor Oeste, Goiânia.

Realização da Competição: de 17 de novembro de 2018 a 17 de fevereiro de 2019

Informações pelo telefone: 32237997, pelo WhatsApp, 62-99350926, Denilson Oliveira, presidente da Comissão Organizadora ou 62-992396203, Luciano Joka, presidente do Safego.

Contato por e-mail: goianao.amador1819@gmail.com.

Confira o regulamento completo.