Árbitro do Safego, Leone Rocha, é destaque em curso para jovens talentos no Peru

  • -

Árbitro do Safego, Leone Rocha, é destaque em curso para jovens talentos no Peru

Categoria : Notícias Principais

“Aprender com instrutores e árbitros de outros países é uma experiência incrível que envolve diversas culturas e personalidades em busca de um mesmo sonho: estar dentro das exigências de uma arbitragem de alto nível”, destaca o árbitro goiano Leone Rocha ao voltar do curso “Jovenes Talentos 2018”. O evento foi promovido pela Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) entre os dias 21 e 25 deste mês.

O curso exigiu dos participantes os mesmos índices de avaliação física aplicados aos árbitros mundialistas, além disso foram realizados vídeos test, trívias em inglês e espanhol, e atividades em campo visando orientar e avaliar o posicionamento, tomada de decisão, trabalho em equipe dos participantes, entre outros aspectos.

“Ser exigido a todo momento, em alto nível de rendimento físico, técnico e de conhecimento é algo bastante desafiador, mas que só foi possível por meio de um trabalho contínuo e de sintonia já desenvolvido pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego), Comissões de Arbitragem da Federação Goiana e CBF”, comenta.

A equipe de instrutores foi composta pelo presidente da comissão de árbitros da Conmebol, Wilson Seneme (BRA), e membros da Comissão, como Jorge Larrionda (URU), Oscar Ruiz (COL) e Hector Baldassi (ARG), além dos  instrutores internacionais, como Martín Vásquez (URU), Rodolfo Otero (ARG), Carlos Torres (PAR) e os brasileiros Paulo Camelo e Ana Paula Oliveira.

“Estar em contato com um grupo altamente capacitado de árbitros e instrutores, como técnicos, instrutores físicos e psicólogas, juntamente com uma estrutura de treinamento e pré-temporada que temos aqui no Estado, possibilitou viver a experiência do curso da Conmebol da melhor forma possível. O sentimento é de muita satisfação e gratidão”, finaliza.