Como árbitros e jogadores de países diferentes se comunicam num jogo de futebol?

  • -

Como árbitros e jogadores de países diferentes se comunicam num jogo de futebol?

Categoria : Noticias Rápidas

Basicamente por gestos. A Fédération Internationale de Football Association (Fifa), entidade que organiza o futebol mundial, recomenda que os árbitros evitem ao máximo dar trela para os jogadores. Para se dirigir aos atletas, eles devem usar cinco sinais básicos. Três deles são na base da mímica mesmo, feita com os braços: indicação de falta direta para o gol, falta indireta (pelo menos dois jogadores devem tocar na bola) e vantagem (quando, apesar de ter havido uma infração, o time da vítima continuou com a bola).

Para os outros dois sinais, os árbitros contam com os famosos cartões: o amarelo representa uma advertência para o jogador que esteja abusando da violência ou da indisciplina; e o vermelho manda o atleta se retirar de campo. É claro que, na prática, os juízes improvisam vários gestos que não constam da regra oficial, principalmente quando é necessário dar uma bronca em algum jogador que, apesar de ter cometido uma falta dura, não merece ainda a advertência pelo cartão amarelo.

Nesses casos, o juiz geralmente grita algumas frases em inglês ou espanhol. “Todos os árbitros da Fifa são obrigados a ter noções básicas desses dois idiomas”, afirma Gustavo Caetano Rogério, diretor da escola de árbitros da Federação Paulista de Futebol. Vários jogadores entendem a bronca muito mais pela entonação do que pelo conteúdo que sai da boca do homem do apito.

Reprodução: Super Interessante