Safego e FGF abrem inscrições para curso de formação de árbitros

  • -

Safego e FGF abrem inscrições para curso de formação de árbitros

Categoria : Notícias Principais

Seleção de vagas terá provas de conhecimentos e redação sobre arbitragem de futebol, teste físico e avaliação psicológica

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Árbitros de Futebol, oferecido pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego) em parceria com a Federação Goiana de Futebol (FGF). Os interessados têm até o dia 17 de novembro para confirmar a participação no processo seletivo a uma das cento e vinte vagas disponíveis em três turmas. Podem se inscrever homens e mulheres, com idade mínima de 16 anos e máxima de 40, com no mínimo o ensino médio em andamento para menores de 18 anos ou concluído para os demais.

As novidades estão em duas novas turmas em relação ao último curso, uma exclusiva para mulheres com aulas durante a semana e outra mista, aos finais de semana. A intenção é incentivar a arbitragem feminina e também beneficiar alunos que trabalham, estudam ou moram no interior do estado, já que as aulas são presenciais em Goiânia. A carga horária também está maior, com divisão das disciplinas em quatro módulos, maior preocupação com o estágio supervisionado e conteúdos que trazem reflexão sobre os desafios e a carreira do árbitro de futebol.

Na seleção, os candidatos devem levar documento oficial com foto, o mesmo informado no ato de inscrição, comprovante de inscrição e caneta esferográfica preta. Não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos. A primeira fase do certame será a prova de conhecimentos, prevista para o dia 26 de novembro, que substituiu os tradicionais conteúdos sobre português, matemática, história e geografia, por questões relativas a diferentes abordagens sobre a arbitragem de futebol. Para auxiliar os candidatos, no edital do curso, há textos jornalísticos, autorais e documentos onde estarão baseadas as quarenta questões. A redação segue a mesma temática e irá propor uma reflexão sobre atualidades.

Já na segunda, o candidato que obtiver pelo menos um quarto de acertos, 10 questões, na prova de conhecimentos e não zerar a redação terá um prazo para apresentar os exames médicos compostos por teste oftalmológico e ergométrico com laudo do cardiologista. Tudo isso para a terceira fase, a prova de aptidão física, marcada para o dia 10 de dezembro.

No teste físico, os homens terão que correr no mínimo 2200 e as mulheres, 1800 metros em doze minutos, na pista de atletismo na PUC Goiás, no Jardim Mariliza. Quanto maior a distancia percorrida, será também a pontuação, que varia de 15 a 40 pontos para que ultrapassar os 3200 metros no índice masculino e 2800 no feminino.

Após esta que é a terceira fase, há ainda a avaliação psicológica dos candidatos que será no dia 17 de dezembro, ainda em local definido pela Comissão de seleção e poderá valer até 10 pontos para os candidatos que apresentarem características intelectivas, motivacionais e de personalidades adequadas para exercer a atividade de árbitro de futebol. Passadas todas as fases é só fazer a somatória das notas, a prova de conhecimentos, terá o valor de 50 pontos, a prova física 40 e a avaliação psicológica 10. O candidato que obtiver nota máxima em todas fases terá 100 pontos conquistados.

Para alcançar a classificação e concorrer a umas das 120 vagas divididas em três turmas, o mínimo exigido é de 50 pontos ao final de todo processo seletivo. O resultado final será divulgado no dia 8 de janeiro e as matrículas realizadas entre 9 e 19 de janeiro. A inscrição custará 99 reais e poderá ser paga via boleto ou cartões pelo site www.safegoeventos.com.br/cursodearbitro

Turma feminina

As candidatas que escolherem a modalidade com aulas durante a semana, nas segundas, terças, quintas e sextas, não precisam passar pela prova de conhecimentos sobre arbitragem de futebol. Elas devem realizar os exames médicos e no dia 10 de dezembro, entrega-los e passar por uma avaliação física. E na data prevista para avaliação psicológica, uma entrevista será realizada para analisar o perfil de cada uma. O objetivo é incentivar a entrada e a permanência de mulheres no quadro de arbitragem goiano.

Turma aos finais de semana

O curso as sextas e sábados terá a mesma carga horária do que será realizado em mais dias durante a semana. A diferença, no sábado em dois períodos, com uma hora a mais de duração em relação aos outros dias, de manhã e também a tarde. As sextas, preferencialmente com atividades físicas e no outro  dia teóricas em sala de aula. A previsão é de que todo o curso ocorra no Campus II da Puc-Goiás.

 

Assunto: Curso de Formação de Árbitros de Futebol

Prazo de Inscrições: 09 de outubro a 17 de novembro pelo site: www.safegoeventos.com.br/cursodearbitro

Turmas: Masculina e Feminina (Semanal)

Mista (Finais de Semana)

Etapas: Provas de Conhecimentos e Redação – 26 de Novembro

Realização de Exames e laudos Médicos – 29 a 10 de Dezembro

Entrega e Teste Físico – 10 de Dezembro

Avaliação Psicológica – 17 de Dezembro

Resultado Final – 08 de janeiro

Período de Matrículas – 09 a 19 de janeiro

Aula Inaugural – 22 de janeiro

Mais Informações: Thiago Costa – Assessor de Comunicação (3223-7997)