Monthly Archives: agosto 2018

  • -

Confira a escala de arbitragem desta semana

Categoria : Notícias Principais

Neste final de semana, dois trios de árbitros goianos vão atuar em partidas do Brasileirão, um trio em um jogo da série A e outro da série B.

No jogo entre Cruzeiro e Internacional, no domingo, a arbitragem será de Wílton Sampaio, Fabrício Vilarinho e Bruno Pires.

Já nesta sexta-feira (31/8), a partida entre Paysandu e Juventude terá arbitragem de Eduardo Tomaz, Edson Antônio e Márcio Soares.

Dois trios de árbitros atuam em partidas do Brasileirão neste final de semana

Confira as escalas:

Brasileirão Série A: Trio goiano no Cruzeiro x Internacional
DATA: 02/09/2018 (DOMINGO) às 19:00
ESTÁDIO: MINEIRÃO/BELO HORIZONTE
CRUZEIRO/MG x INTERNACIONAL/RS (3ª RODADA DO 2º TURNO (22ª GERAL)
A: WÍLTON SAMPAIO/GO (FIFA)
A1: FABRÍCIO VILARINHO/GO (FIFA)
A2: BRUNO PIRES/GO (FIFA)

Brasileirão Série B: Trio goiano no Paysandu x Juventude
DATA: 31/08/2018 (SEXTA-FEIRA) às 19:15
ESTÁDIO: LEÔNIDAS CASTRO/BELÉM
PAYSANDU/PA x JUVENTUDE/RS (5ª RODADA DO 2º TURNO (24ª GERAL)
A: EDUARDO TOMAZ/GO
A1: EDSON ANTÔNIO/GO
A2: MÁRCIO SOARES/GO

Campeonato Goiano da Divisão de Acesso/2018
Resultado do sorteio da arbitragem para os 4 jogos iniciais da 5ª Rodada (Última) do 2º Turno do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso/2018:

Dia 29/08/18 – Quarta-feira:
Santa Helena EC x AE Jataiense – 15:30 – Pedro Romualdo Cabral (Santa Helena)
Árbitro: Guilherme Gil
Assistente 1: Tiago Gomes
Assistente 2: Joaquim André
4º Árbitro: Elim de Sousa
Assessor: Vicente de Paula

Aseev x América FC – 16:00 – José Pereira de Souza (Paraúna)
Árbitro: Jefferson Ferreira
Assistente 1: Edson Antônio
Assistente 2: Bruno Borges
4º Árbitro: Renato Tomaz

Goiânia EC x Trindade AC – 19:00 – Olímpico Pedro Ludovico (Goiânia)
Árbitro: Breno Souza
Assistente 1: Cristhian Passos
Assistente 2: Ygor Monteiro
4º Árbitro: João Francisco de Sá
Assessor: Julio César Mota

Jaraguá EC x Goianésia EC – 19:00 – Amintas de Freitas (Jaraguá)
Árbitro: Elmo Resende
Assistente 1: Paulo César Almeida
Assistente 2: Roberto Pereira
4º Árbitro: Alcino Neto


  • -

Árbitro do Safego, Leone Rocha, é destaque em curso para jovens talentos no Peru

Categoria : Notícias Principais

“Aprender com instrutores e árbitros de outros países é uma experiência incrível que envolve diversas culturas e personalidades em busca de um mesmo sonho: estar dentro das exigências de uma arbitragem de alto nível”, destaca o árbitro goiano Leone Rocha ao voltar do curso “Jovenes Talentos 2018”. O evento foi promovido pela Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) entre os dias 21 e 25 deste mês.

O curso exigiu dos participantes os mesmos índices de avaliação física aplicados aos árbitros mundialistas, além disso foram realizados vídeos test, trívias em inglês e espanhol, e atividades em campo visando orientar e avaliar o posicionamento, tomada de decisão, trabalho em equipe dos participantes, entre outros aspectos.

“Ser exigido a todo momento, em alto nível de rendimento físico, técnico e de conhecimento é algo bastante desafiador, mas que só foi possível por meio de um trabalho contínuo e de sintonia já desenvolvido pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego), Comissões de Arbitragem da Federação Goiana e CBF”, comenta.

A equipe de instrutores foi composta pelo presidente da comissão de árbitros da Conmebol, Wilson Seneme (BRA), e membros da Comissão, como Jorge Larrionda (URU), Oscar Ruiz (COL) e Hector Baldassi (ARG), além dos  instrutores internacionais, como Martín Vásquez (URU), Rodolfo Otero (ARG), Carlos Torres (PAR) e os brasileiros Paulo Camelo e Ana Paula Oliveira.

“Estar em contato com um grupo altamente capacitado de árbitros e instrutores, como técnicos, instrutores físicos e psicólogas, juntamente com uma estrutura de treinamento e pré-temporada que temos aqui no Estado, possibilitou viver a experiência do curso da Conmebol da melhor forma possível. O sentimento é de muita satisfação e gratidão”, finaliza.


  • -

Como árbitros e jogadores de países diferentes se comunicam num jogo de futebol?

Categoria : Noticias Rápidas

Basicamente por gestos. A Fédération Internationale de Football Association (Fifa), entidade que organiza o futebol mundial, recomenda que os árbitros evitem ao máximo dar trela para os jogadores. Para se dirigir aos atletas, eles devem usar cinco sinais básicos. Três deles são na base da mímica mesmo, feita com os braços: indicação de falta direta para o gol, falta indireta (pelo menos dois jogadores devem tocar na bola) e vantagem (quando, apesar de ter havido uma infração, o time da vítima continuou com a bola).

Para os outros dois sinais, os árbitros contam com os famosos cartões: o amarelo representa uma advertência para o jogador que esteja abusando da violência ou da indisciplina; e o vermelho manda o atleta se retirar de campo. É claro que, na prática, os juízes improvisam vários gestos que não constam da regra oficial, principalmente quando é necessário dar uma bronca em algum jogador que, apesar de ter cometido uma falta dura, não merece ainda a advertência pelo cartão amarelo.

Nesses casos, o juiz geralmente grita algumas frases em inglês ou espanhol. “Todos os árbitros da Fifa são obrigados a ter noções básicas desses dois idiomas”, afirma Gustavo Caetano Rogério, diretor da escola de árbitros da Federação Paulista de Futebol. Vários jogadores entendem a bronca muito mais pela entonação do que pelo conteúdo que sai da boca do homem do apito.

Reprodução: Super Interessante


  • -

Anderson Daronco ministra palestra em Goiânia sobre experiências da arbitragem

Categoria : Noticias Rápidas

O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego) e a Escola Goiana de Arbitragem de Futebol (EGAF) realizam neste sábado (25/8) uma palestra com árbitro de futebol Anderson Daronco.

Árbitro do quadro da Fifa desde 2015, Anderson Daronco vai ministrar a palestra com o tema “Eu tenho a força! Arbitragem: experiências e tomadas de decisões”. O evento será realizado das 8 às 11 horas, no auditório Jaime Câmara, da Câmara Municipal de Goiânia.

Gaúcho de Santa Maria, Daronco jogou handebol dos 10 aos 21 anos. Há cerca de dez anos, deixou de lado a carreira de professor de Educação Física para se dedicar exclusivamente à arbitragem.


  • -

Safego: escalas em jogos nacionais

Categoria : Notícias Principais

Nesta quarta-feira, 22, teremos arbitragem goiana no jogo entre Flamengo e Vitória, no Maracanã, Rio de Janeiro.  Amanhã, 23, pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes, tem partida no Estádio Olímpico entre Goiás e Coritiba. No final de semana, tem Corinthians e Paraná, na Arena Corinthians

“Read More”

  • -

Jefferson Ferreira estreia na Série B 

Categoria : Notícias Principais

O árbitro goiano Jefferson Ferreira estreia neste sábado, 18, no Campeonato Brasileiro da Série B no jogo entre o Oeste-SP e o Juventude pela 21ª rodada da competição. O duelo vai ocorrer às 16 horas na Arena Barueri, em Barueri, São Paulo.

Há oito anos atuando como árbitro, Jefferson, que é associado ao Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego), destaca que está preparado para dirigir uma partida da segunda divisão nacional. “Todo árbitro sonha em apitar jogos em competições importantes, por isso, estou feliz com a estreia e preparado para desempenhar da melhor forma possível a missão de arbitrar uma partida da Série B”, acredita.

O juiz afirma que em todos esses anos, o jogo que mais marcou sua carreira foi sua estreia na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em maio do ano passado na partida entre o Operário e o Brusque pela Série D. “O caminho na arbitragem é longo e muito difícil, pois requer dedicação, preparação física e autoconfiança, por isso cada avanço é bastante comemorado”, diz.

A partida de hoje vai contar ainda com a participação de dois goianos na escala de arbitragem: Cristhian Passos Sorence e Leonel Carvalho Rocha.


  • -

Árbitros do Safego apitam final do Campeonato de Futebol Amador de Aparecida

Categoria : Notícias Principais

Associados ao Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego) apitam neste sábado (11/08) a final do Campeonato de Futebol Amador de Aparecida de Goiânia. A partida, que será disputada entre os times Favela Futebol Clube e Sport Tubarão, ocorrerá no Estádio Aníbal Batista de Toledo a partir das 16 horas.

“Read More”