Monthly Archives: fevereiro 2018

  • -

Árbitro e assistente atuarão na Copa Libertadores 2018

O árbitro Wilton Sampaio e o assistente Fabrício Vilarinho foram escalados para a primeira rodada da Fase da Grupos da Copa Libertadores 2018.

Wilton atuará na partida Colo-Colo (Chile) x Atlético Nacional (Colômbia), que será disputada em Santiago, capital chilena. O jogo está marcado para o dia 27 de fevereiro. Já Vilarinho será um dos assistentes na partida entre Manta (Equador) x Bolívar (Bolívia), marcada para a cidade equatoriana de Manta. O embate será no dia 28 de fevereiro.

LIBERTADORES 2018 – FASE DE GRUPOS

Colo-Colo (Chile) x Atlético Nacional (Colômbia)
Local: Monumental David Arellano; Santiago, Chile.
Data: 27 de fevereiro
Árbitro: Wilton Sampaio (GO)
Assistentes: Emerson de Carvalho (SP) e Marcelo Van Gasse (SP)

Delfín (Equador) x Bolívar (Bolívia)
Local: Estádio Jocay; Manta, Equador.
Data: 28 de fevereiro
Árbitro: Rodolpho Toski (PR)
Assistentes: Fabrício Vilarinho (GO) e Danilo Manis (SP)


  • -

Sindicato volta com tudo ao esporte amador

O Safego retorna suas atividades em peso para o futebol amador do estado. Neste sábado e domingo (24 e 25) a arbitragem do sindicato atuará em duas competições: Copa AFAG e Amadorão FACO.

O presidente da FACO e um dos organizadores do Amadorão, Danillo Araújo, afirmou que o Safego oferece muito aumenta a qualidade da competição com a arbitragem federada.

Quem também comentou sobre esse retorno em peso do Safego ao esporte amador foi o presidente do sindicato, Luciano Joka. que ressaltou a importância de uma equipe de arbitragem de qualidade para essas competições.

Além disso, Joka pontuou a visibilidade que esses torneios trazem para o Safego, garantindo que ainda há vários outros campeonatos amadores negociando a arbitragem com o sindicato.

Segue a escala dos árbitros prevista para esse final de semana (24 e 25):

Jogos dia 24/02/18

Copa AFAG 1° rodada:

Braços x Ferrac

Campo: Abadia (Amarildo)
16:00
A. Fernando Peraro
Ass1. Ygor Monteiro
Ass2. Leonardo Caldas

Jogos dia 25/02/18

Arepol x Cesc

Campo: Lago Verde
Horario:09:00
Arb. Sergio castro
Ass1. Tiago Gomes
Ass2. Lucas elias

Abadia x vera master

Campo: Abadia
16:00
A. João Francisco
Ass1. Márcio Marques
Ass2. Ricardo prado

OAB x Campestre

Campo: OAB
10:00
A. Rafael nogueira
Ass1. André Oliveira
Ass2. Oclemar veiga

Sudoeste x Ousadya

Campo: Eternit
16:00
A. Lucas Pereira
Ass1. Marco Aurélio Dantas
Ass2. Matheus Galvão

Amadorão FACO 1ª rodada:

Araçu x Missianopolis
Estádio: Araçu, Cidade de Araçu
15:45
A: Welinton Machado
Ass1. Victor de Castro
Ass2. Elivelton Santos


  • -

Nota de resposta do Safego à André Júnior

O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego) respondeu André Júnior, da Equipe Apito Esportivo, que escreveu um texto criticando infundadamente a arbitragem goiana. Confira o texto neste link.

 

Manual de besteiras sobre a arbitragem de futebol

Este poderia ser o título de um texto recentemente publicado no site Apito Esportivo, de autoria do escritor de livros infantis, André Junior.
Tão infantis foram suas análises, que não podemos remeter a atividade exercida, pois exige grande profissionalismo e atenção à didática e ao conteúdo voltado para nossas crianças e adolescentes que são desprovidos ainda de preconceitos e más interpretações.
Também não se pode dizer que foi uma abordagem científica, apesar de metade das linhas escritas, vierem copiadas de uma suposta análise da ciência sobre decisões dos árbitros, mas com fonte inconclusiva. Tão batidos achismos, como influências de cores, gritos da torcida e altura de jogadores.
Acreditamos que o futebol e a arbitragem sejam mais complexos que isso. Não há mais espaço para o senso comum, pré-julgamentos e ofensas ao caráter e dignidade dos árbitros.
Dizer que time grande tem tratamento diferenciado, que pode haver maquiagem e favorecimentos de resultados dentro de um campeonato tornam-se acusações graves e caso o autor tenha provas é melhor apresenta-las.
Nossos árbitros não têm medo, afinal se tivessem, não exerciam por muito tempo esta carreira, com muitas exigências tanto na parte física, técnica, mental e de responsabilidade social.
Erros? Mas quem não erra? Só que na arbitragem não são maiores que os acertos, por uma questão lógica, os árbitros são muito mais cobrados e execrados, por isso talvez sejam muito mais preparados para tomar decisões do que escritores com visão retorcida e que se aventuram a opinar sobre assuntos que não dominam.
Falar sobre confiança e honestidade, ao mesmo tempo, culpar, insinuar que o árbitro é responsável por insucessos dos times e carreira dos jogadores, no mínimo é uma visão tendenciosa, superficial, limitada e distante da realidade do nosso futebol.
Incrível, como ainda perdemos tempo tentando responder textos preconceituosos e sem fundamentação, mas fazemos pelo espaço tão importante para a arbitragem e o futebol goiano.

Luciano Joka, presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás.


  • -

Safego reafirma parceria com Copa Cerrado de Escolinhas de Futebol

Categoria : Noticias Rápidas

O Sindicato de Arbitragem de Futebol do Estado de Goiás (SAFEGO) reafirmou parceria com a Copa Cerrado de Escolinhas de Futebol Society, que vai pra sua 6ª edição. O presidente do sindicato, Luciano Joka, garantiu que uma arbitragem de qualidade para o torneio ajudará na evolução dos atletas.

O evento contará com, no mínimo, 16 escolinhas de Goiânia, Trindade, Teresópolis e Morrinhos. A data de estreia da competição será no dia 3 de março, em um sábado. O término está datado para a primeira semana de julho.

 


  • -

Nota sobre declarações de dirigente

Categoria : Noticias Rápidas

O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego) condena as declarações a imprensa, do diretor de futebol, João Rodrigues, conhecido como Cocá.

Após a derrota de seu time, a Aparecidense, neste último sábado de Carnaval, o dirigente foi no mínimo desrespeito, ao questionar a arbitragem do jogo, comandada pelo árbitro Jefferson Ferreira.

“Read More”