Category Archives: Notícias Principais

  • -

Árbitros goianos se unem para organizar torneio de futebol amador

Categoria : Notícias Principais

O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego), entidade que representa a categoria, organizará o 1º Campeonato Goiano de Futebol Amador, a partir de novembro, com o término previsto para fevereiro de 2019, antes do carnaval. A iniciativa tem o objetivo de preencher o calendário da maioria dos associados que no final de temporada têm uma agenda com poucos jogos devido a entrada nas fases finais dos campeonatos brasileiros, estaduais, categorias de base e amadores.

A novidade surgiu após a volta do Safego, ao futebol amador e a reclamação dos árbitros com a quebra do ritmo de atuações, justamente no período em que será realizado o novo Goianão. “Houve uma retomada aos campeonatos amadores promovidos por ligas em várias regiões do estado e com isso sentimos a necessidade de criar um torneio que integrasse os melhores times. Não é uma ideia nova, mas há muito tempo não víamos algo deste porte”, destaca Luciano Joka, presidente do Sindicato.

O Estadual de equipes amadoras tem previsão de início após o feriado de proclamação da República, e terá rodadas aos finais de semana. A primeira fase deve se estender a véspera do Natal. Após um pequeno recesso que compreenderá as festividades de ano novo, o campeonato volta com tudo, logo no dia 05 de janeiro, onde começam as fases eliminatórias, conhecidas como mata-mata, até que se conheça o campeão, no dia 17 de fevereiro, em partida única no Estádio Olímpico em Goiânia.

A construção da tabela é de forma simples, grupos com quatro, cinco ou seis times, que podem se enfrentar dentro ou até mesmo contra outro grupo. Tudo será definido de acordo com o número de participantes que pode ir de 16 ao máximo de 64 times. A definição sairá no próximo dia 10 de novembro, um sábado a tarde, no auditório Costa Lima, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Podem participar qualquer equipe de futebol amadora em Goiás que atenda os requisitos de apresentar o mínimo de 20 atletas, acima disso, haverá uma taxa por jogador, com o limite de até 30 por time. Fica liberada a inscrição de jogadores de qualquer cidade, não há necessidade de residir na sede da equipe. O valor de participação na primeira fase foi definido em R$3000, considerado baixo, devido a dar o direito de disputar de quatro a seis partidas, com arbitragem de qualidade oferecida pelo Safego, já com taxa de administração e custos de deslocamento dos árbitros.

Após a fase de classificação o custo dos times será de R$600 por fase, até chegar a grande final, onde não haverá custos e ainda o campeão poderá receber uma premiação que irá variar de 15 a 60 mil reais, de acordo com o número de times, dividida em 60% para o campeão e 40% ao vice. E claro, não pode faltar medalhas e troféus, distribuídos ao primeiro e segundo colocado e o mais esperado pelos árbitros, concedido ao time menos indisciplinado a partir das quartas de final da competição, troféu fair-play.

Com objetivo de facilitar a organização e divulgação do campeonato, o Safego criou uma Comissão Organizadora, composta por árbitros associados, divididos em várias funções como gestão operacional, documentação, coordenação técnica, financeira, relacionamento com os times e divulgação. Independente da Comissão, será nomeada uma Junta de Justiça Disciplinar, que irá julgar fatos ocorridos nas partidas do campeonato. O presidente é Denilson Oliveira, associado ao Safego, numa Comissão que reúne outros 16 membros.

“Há poucos dias começamos os trabalhos e vimos o interesse de muitos times. Será uma experiência boa, de valorização do esporte, dos árbitros e que movimentará todas as cidades goianas, num período antes ocioso no calendário esportivo do futebol no estado”, ressalta Denilson Oliveira.

O Safego buscará o apoio da Federação Goiana de Futebol (FGF), de empresas patrocinadoras, parceiras e apoios para viabilizar os jogos e divulgar o esporte amador em Goiás.

Assunto: Campeonato Estadual de Futebol Amador promovido pelo Safego

Data do Conselho Técnico: 10 de novembro (Sábado)

Horário: 14 às 18 Horas

Local: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), alameda dos Buritis, Setor Oeste, Goiânia.

Realização da Competição: de 17 de novembro de 2018 a 17 de fevereiro de 2019

Informações pelo telefone: 32237997, pelo WhatsApp, 62-99350926, Denilson Oliveira, presidente da Comissão Organizadora ou 62-992396203, Luciano Joka, presidente do Safego.

Contato por e-mail: goianao.amador1819@gmail.com.

Confira o regulamento completo. 


  • -

Confira a escala de arbitragem desta semana

Categoria : Notícias Principais

Neste final de semana, dois trios de árbitros goianos vão atuar em partidas do Brasileirão, um trio em um jogo da série A e outro da série B.

No jogo entre Cruzeiro e Internacional, no domingo, a arbitragem será de Wílton Sampaio, Fabrício Vilarinho e Bruno Pires.

Já nesta sexta-feira (31/8), a partida entre Paysandu e Juventude terá arbitragem de Eduardo Tomaz, Edson Antônio e Márcio Soares.

Dois trios de árbitros atuam em partidas do Brasileirão neste final de semana

Confira as escalas:

Brasileirão Série A: Trio goiano no Cruzeiro x Internacional
DATA: 02/09/2018 (DOMINGO) às 19:00
ESTÁDIO: MINEIRÃO/BELO HORIZONTE
CRUZEIRO/MG x INTERNACIONAL/RS (3ª RODADA DO 2º TURNO (22ª GERAL)
A: WÍLTON SAMPAIO/GO (FIFA)
A1: FABRÍCIO VILARINHO/GO (FIFA)
A2: BRUNO PIRES/GO (FIFA)

Brasileirão Série B: Trio goiano no Paysandu x Juventude
DATA: 31/08/2018 (SEXTA-FEIRA) às 19:15
ESTÁDIO: LEÔNIDAS CASTRO/BELÉM
PAYSANDU/PA x JUVENTUDE/RS (5ª RODADA DO 2º TURNO (24ª GERAL)
A: EDUARDO TOMAZ/GO
A1: EDSON ANTÔNIO/GO
A2: MÁRCIO SOARES/GO

Campeonato Goiano da Divisão de Acesso/2018
Resultado do sorteio da arbitragem para os 4 jogos iniciais da 5ª Rodada (Última) do 2º Turno do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso/2018:

Dia 29/08/18 – Quarta-feira:
Santa Helena EC x AE Jataiense – 15:30 – Pedro Romualdo Cabral (Santa Helena)
Árbitro: Guilherme Gil
Assistente 1: Tiago Gomes
Assistente 2: Joaquim André
4º Árbitro: Elim de Sousa
Assessor: Vicente de Paula

Aseev x América FC – 16:00 – José Pereira de Souza (Paraúna)
Árbitro: Jefferson Ferreira
Assistente 1: Edson Antônio
Assistente 2: Bruno Borges
4º Árbitro: Renato Tomaz

Goiânia EC x Trindade AC – 19:00 – Olímpico Pedro Ludovico (Goiânia)
Árbitro: Breno Souza
Assistente 1: Cristhian Passos
Assistente 2: Ygor Monteiro
4º Árbitro: João Francisco de Sá
Assessor: Julio César Mota

Jaraguá EC x Goianésia EC – 19:00 – Amintas de Freitas (Jaraguá)
Árbitro: Elmo Resende
Assistente 1: Paulo César Almeida
Assistente 2: Roberto Pereira
4º Árbitro: Alcino Neto


  • -

Árbitro do Safego, Leone Rocha, é destaque em curso para jovens talentos no Peru

Categoria : Notícias Principais

“Aprender com instrutores e árbitros de outros países é uma experiência incrível que envolve diversas culturas e personalidades em busca de um mesmo sonho: estar dentro das exigências de uma arbitragem de alto nível”, destaca o árbitro goiano Leone Rocha ao voltar do curso “Jovenes Talentos 2018”. O evento foi promovido pela Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) entre os dias 21 e 25 deste mês.

O curso exigiu dos participantes os mesmos índices de avaliação física aplicados aos árbitros mundialistas, além disso foram realizados vídeos test, trívias em inglês e espanhol, e atividades em campo visando orientar e avaliar o posicionamento, tomada de decisão, trabalho em equipe dos participantes, entre outros aspectos.

“Ser exigido a todo momento, em alto nível de rendimento físico, técnico e de conhecimento é algo bastante desafiador, mas que só foi possível por meio de um trabalho contínuo e de sintonia já desenvolvido pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego), Comissões de Arbitragem da Federação Goiana e CBF”, comenta.

A equipe de instrutores foi composta pelo presidente da comissão de árbitros da Conmebol, Wilson Seneme (BRA), e membros da Comissão, como Jorge Larrionda (URU), Oscar Ruiz (COL) e Hector Baldassi (ARG), além dos  instrutores internacionais, como Martín Vásquez (URU), Rodolfo Otero (ARG), Carlos Torres (PAR) e os brasileiros Paulo Camelo e Ana Paula Oliveira.

“Estar em contato com um grupo altamente capacitado de árbitros e instrutores, como técnicos, instrutores físicos e psicólogas, juntamente com uma estrutura de treinamento e pré-temporada que temos aqui no Estado, possibilitou viver a experiência do curso da Conmebol da melhor forma possível. O sentimento é de muita satisfação e gratidão”, finaliza.


  • -

Safego: escalas em jogos nacionais

Categoria : Notícias Principais

Nesta quarta-feira, 22, teremos arbitragem goiana no jogo entre Flamengo e Vitória, no Maracanã, Rio de Janeiro.  Amanhã, 23, pelo Campeonato Brasileiro de Aspirantes, tem partida no Estádio Olímpico entre Goiás e Coritiba. No final de semana, tem Corinthians e Paraná, na Arena Corinthians

“Read More”

  • -

Jefferson Ferreira estreia na Série B 

Categoria : Notícias Principais

O árbitro goiano Jefferson Ferreira estreia neste sábado, 18, no Campeonato Brasileiro da Série B no jogo entre o Oeste-SP e o Juventude pela 21ª rodada da competição. O duelo vai ocorrer às 16 horas na Arena Barueri, em Barueri, São Paulo.

Há oito anos atuando como árbitro, Jefferson, que é associado ao Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego), destaca que está preparado para dirigir uma partida da segunda divisão nacional. “Todo árbitro sonha em apitar jogos em competições importantes, por isso, estou feliz com a estreia e preparado para desempenhar da melhor forma possível a missão de arbitrar uma partida da Série B”, acredita.

O juiz afirma que em todos esses anos, o jogo que mais marcou sua carreira foi sua estreia na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em maio do ano passado na partida entre o Operário e o Brusque pela Série D. “O caminho na arbitragem é longo e muito difícil, pois requer dedicação, preparação física e autoconfiança, por isso cada avanço é bastante comemorado”, diz.

A partida de hoje vai contar ainda com a participação de dois goianos na escala de arbitragem: Cristhian Passos Sorence e Leonel Carvalho Rocha.


  • -

Árbitros do Safego apitam final do Campeonato de Futebol Amador de Aparecida

Categoria : Notícias Principais

Associados ao Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego) apitam neste sábado (11/08) a final do Campeonato de Futebol Amador de Aparecida de Goiânia. A partida, que será disputada entre os times Favela Futebol Clube e Sport Tubarão, ocorrerá no Estádio Aníbal Batista de Toledo a partir das 16 horas.

“Read More”

  • -

Árbitro e assistente atuarão na Copa Libertadores 2018

O árbitro Wilton Sampaio e o assistente Fabrício Vilarinho foram escalados para a primeira rodada da Fase da Grupos da Copa Libertadores 2018.

Wilton atuará na partida Colo-Colo (Chile) x Atlético Nacional (Colômbia), que será disputada em Santiago, capital chilena. O jogo está marcado para o dia 27 de fevereiro. Já Vilarinho será um dos assistentes na partida entre Manta (Equador) x Bolívar (Bolívia), marcada para a cidade equatoriana de Manta. O embate será no dia 28 de fevereiro.

LIBERTADORES 2018 – FASE DE GRUPOS

Colo-Colo (Chile) x Atlético Nacional (Colômbia)
Local: Monumental David Arellano; Santiago, Chile.
Data: 27 de fevereiro
Árbitro: Wilton Sampaio (GO)
Assistentes: Emerson de Carvalho (SP) e Marcelo Van Gasse (SP)

Delfín (Equador) x Bolívar (Bolívia)
Local: Estádio Jocay; Manta, Equador.
Data: 28 de fevereiro
Árbitro: Rodolpho Toski (PR)
Assistentes: Fabrício Vilarinho (GO) e Danilo Manis (SP)


  • -

Sindicato volta com tudo ao esporte amador

O Safego retorna suas atividades em peso para o futebol amador do estado. Neste sábado e domingo (24 e 25) a arbitragem do sindicato atuará em duas competições: Copa AFAG e Amadorão FACO.

O presidente da FACO e um dos organizadores do Amadorão, Danillo Araújo, afirmou que o Safego oferece muito aumenta a qualidade da competição com a arbitragem federada.

Quem também comentou sobre esse retorno em peso do Safego ao esporte amador foi o presidente do sindicato, Luciano Joka. que ressaltou a importância de uma equipe de arbitragem de qualidade para essas competições.

Além disso, Joka pontuou a visibilidade que esses torneios trazem para o Safego, garantindo que ainda há vários outros campeonatos amadores negociando a arbitragem com o sindicato.

Segue a escala dos árbitros prevista para esse final de semana (24 e 25):

Jogos dia 24/02/18

Copa AFAG 1° rodada:

Braços x Ferrac

Campo: Abadia (Amarildo)
16:00
A. Fernando Peraro
Ass1. Ygor Monteiro
Ass2. Leonardo Caldas

Jogos dia 25/02/18

Arepol x Cesc

Campo: Lago Verde
Horario:09:00
Arb. Sergio castro
Ass1. Tiago Gomes
Ass2. Lucas elias

Abadia x vera master

Campo: Abadia
16:00
A. João Francisco
Ass1. Márcio Marques
Ass2. Ricardo prado

OAB x Campestre

Campo: OAB
10:00
A. Rafael nogueira
Ass1. André Oliveira
Ass2. Oclemar veiga

Sudoeste x Ousadya

Campo: Eternit
16:00
A. Lucas Pereira
Ass1. Marco Aurélio Dantas
Ass2. Matheus Galvão

Amadorão FACO 1ª rodada:

Araçu x Missianopolis
Estádio: Araçu, Cidade de Araçu
15:45
A: Welinton Machado
Ass1. Victor de Castro
Ass2. Elivelton Santos


  • -

Nota de resposta do Safego à André Júnior

O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás (Safego) respondeu André Júnior, da Equipe Apito Esportivo, que escreveu um texto criticando infundadamente a arbitragem goiana. Confira o texto neste link.

 

Manual de besteiras sobre a arbitragem de futebol

Este poderia ser o título de um texto recentemente publicado no site Apito Esportivo, de autoria do escritor de livros infantis, André Junior.
Tão infantis foram suas análises, que não podemos remeter a atividade exercida, pois exige grande profissionalismo e atenção à didática e ao conteúdo voltado para nossas crianças e adolescentes que são desprovidos ainda de preconceitos e más interpretações.
Também não se pode dizer que foi uma abordagem científica, apesar de metade das linhas escritas, vierem copiadas de uma suposta análise da ciência sobre decisões dos árbitros, mas com fonte inconclusiva. Tão batidos achismos, como influências de cores, gritos da torcida e altura de jogadores.
Acreditamos que o futebol e a arbitragem sejam mais complexos que isso. Não há mais espaço para o senso comum, pré-julgamentos e ofensas ao caráter e dignidade dos árbitros.
Dizer que time grande tem tratamento diferenciado, que pode haver maquiagem e favorecimentos de resultados dentro de um campeonato tornam-se acusações graves e caso o autor tenha provas é melhor apresenta-las.
Nossos árbitros não têm medo, afinal se tivessem, não exerciam por muito tempo esta carreira, com muitas exigências tanto na parte física, técnica, mental e de responsabilidade social.
Erros? Mas quem não erra? Só que na arbitragem não são maiores que os acertos, por uma questão lógica, os árbitros são muito mais cobrados e execrados, por isso talvez sejam muito mais preparados para tomar decisões do que escritores com visão retorcida e que se aventuram a opinar sobre assuntos que não dominam.
Falar sobre confiança e honestidade, ao mesmo tempo, culpar, insinuar que o árbitro é responsável por insucessos dos times e carreira dos jogadores, no mínimo é uma visão tendenciosa, superficial, limitada e distante da realidade do nosso futebol.
Incrível, como ainda perdemos tempo tentando responder textos preconceituosos e sem fundamentação, mas fazemos pelo espaço tão importante para a arbitragem e o futebol goiano.

Luciano Joka, presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Goiás.


  • -

Safego regulamenta Escola Goiana de Arbitragem de Futebol

Categoria : Notícias Principais

Com a regulamentação, a escola passa a ter cursos, palestras, workshops, projetos e eventos nas áreas de formação, aprimoramento, pesquisas e atualização para os árbitros sindicalizados.

“Read More”